Estatuto (provisório)

Ministério Didakê

Como surgiu?
Sandro Cata Preta e Ana Lúcia amam a Igreja e sabem que a fé é um dom precioso de Deus. Vendo que muitos católicos abandonam sua fé, perceberam como era importante a formação e a instrução para os próprios católicos.
Tomando como base o pedido do santo padre o papa João Paulo II, onde os católicos deveriam buscar uma nova forma de evangelizar. No dia 15 de dezembro do ano de 2007 pela moção do Espírito Santo, eles se juntam para ministrarem cursos, palestras, pregações...
No ano de 2009, a irmã Ana Lúcia assume uma coordenação pastoral em sua paróquia, ficando de licença do projeto. Neste ano entra para o projeto Verônica Santos. Com a união de Sandro Cata Preta e Verônica Santos o projeto assume uma nova forma e qualidade, sendo ‘batizado’ em 30 de maio de 2009 com o nome de DIDAKÊ.

O QUE É DIDAKÊ
                              “perseveravam eles na doutrina dos Apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do   pão e nas orações” At 2,42

Didakê é a instrução dos Apóstolos! Um inscrito datado do primeiro século, entendido como o catecismo cristão. A palavra didakê significa doutrina, instrução, ensino.

Com que ensinar? O que ensinar? Como ensinar?
A palavra chave é ensinar!

Os apóstolos ensinaram a Palavra de Deus como querigma.

Querigma é a palavra grega que significa anúncio. Este anúncio deve ter conteúdo, no caso do querigma o conteúdo é o próprio Jesus. O querigma apostólico é o anúncio do evangelho. Este suscita a fé e uma experiência com o ressuscitado, congregando na comunidade.

Os Padres da Igreja primitiva ensinaram como Mistagogia.

Mistagogia é composta de duas partes: ‘mist' + ‘agogia'. ‘Mist' vem de ‘mistério' e ‘agogia' vem de ‘conduzir', ‘guiar'... Podemos traduzir: a ação de guiar para dentro do mistério, que é o próprio Jesus.

Portanto,

Comunidade Didakê é ensino bíblico-querigmático-mistagógico

MISSÃO – Mc 16,15
“ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”

VISÃO – 1Ts 1,5
“pregar o evangelho no Espírito Santo”

ESTRATÉGIA - Mt 28,19a
“ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos”

A última ordem de Jesus foi ‘fazei discípulos’, pois o discípulo é alguém que está sempre aos pés do mestre para aprender; é submisso; entrega sua vida, seu ser; se entrega para fazer a Igreja real; multiplica; pratica para se tornar imagem e semelhança do mestre, mostra Deus às pessoas;

O discípulo diz: ‘Eis-me aqui Senhor’.

NOSSO SÍMBOLO
A pomba entre chamas.
Sendo ambos os símbolos do Espírito Santo. A pomba representa o batismo, no qual faz pertencer a Igreja de Cristo, onde o Pai nos diz a todo o momento 'eis meu filho muito amado'. É o nosso encontro com Deus, nossa consagração e nossa adesão ao projeto salvífico da Trindade. Quanto às chamas nos remete de modo especial a unção dos últimos tempos, o revestimento do alto, a força de Deus, é o estado de envio do Pai para nós.
Portanto, a pomba entre chamas é o nosso encontro pessoal com Deus e a unção do alto nos encorajando para anunciar Jesus Cristo.

REGRA DE VIDA
=> Viver os Mandamentos da Igreja;